sexta-feira, 4 de junho de 2010

IMPORTÂNCIA DOS ALONGAMENTOS

ATIVIDADE FÍSICA
o jornal da vida saudável

JANEIRO DE 2009
NÚMERO 119

Colunista:
Valmir Terezani Garcia


Importância dos alongamentos
Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade.
Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo. Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.Por que fazer alongamentos?Tanto uma vida sedentária, como a prática de atividade física regular intensa, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade. O exemplo mais completo de inatividade gerando perda de flexibilidade muscular é a imobilização de um membro após uma fratura. Por um tempo, ao retirar o gesso, por um período de tempo, ocorre a perda quase completa dos movimentos daquele membro. Quanto à atividade física, esportes de longa duração como corrida, ciclismo, natação, entre outros, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade. Nos dois casos, a conseqüência direta desse encurtamento de fibras é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas osteomusculares. Provavelmente, a queixa mais freqüente encontrada tanto nos sedentários, como nos atletas, é a perda da flexibilidade provocando dores lombares, por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado à uma musculatura abdominal fraca. Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.Quando alongar?É importante alongar adequadamente a musculatura logo antes de iniciar uma atividade física. Isso prepara os músculos para as exigências que virão a seguir, protegendo e melhorando o desempenho muscular. Além disso, como não é raro que a prática de exercícios provoque dores musculares 24 horas após o seu término, alongar-se imediatamente após o exercício reduz o aparecimento da Dor Muscular Tardia. Pela sua facilidade de execução, a maioria dos alongamentos podem também ser feitos, praticamente, a qualquer hora. Ao despertar pela manhã, no trabalho, durante viagens prolongadas, no ônibus, em qualquer lugar. Sempre que for identificada alguma tensão muscular, prontamente algum tipo de alongamento pode ser empregado para trazer bem estar.

Dicas para um bom alongamento:

Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando de 15 a 30 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento.
Antes da prova, o ideal é realizar um breve aquecimento (pode ser um trotinho de 5 minutos) antes de se alongar, pois o músculo aquecido se alonga mais facilmente. Depois da prova, é recomendado realizar a volta a calma (caminhando) e depois se alongar. Nos dois casos é importante realizar os alongamentos de maneira lenta e progressiva respeitando sempre os seus limites.
Procure não promover trancos ou balanceios, pois dessa forma você correrá riscos de lesionar sua musculatura.

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