sexta-feira, 4 de junho de 2010

OSTEOPOROSE

ATIVIDADE FÍSICA
O jornal da vida saudável
NOVEMBRO DE 2008
NÚMERO 120


Colunista: Valmir Terezani Garcia

OSTEOPOROSE



Ao contrário do que parece, os ossos são estruturas vivas e em permanente atividade.
Os componentes dos ossos são formados e destruídos continuamente e, desse modo, sua composição é sempre renovada. Quando a taxa de destruição do osso é maior do que a taxa de formação, aparece a osteoporose.
A osteoporose é uma doença que permanece silenciosa por muito tempo e quando os sintomas aparecem a doença pode estar muito avançada. Por isso, a osteoporose deve ser detectada antes que seus sintomas apareçam, o que é feito por meio de exames como a densitometria óssea.
Dieta rica em cálcio e vitamina D, in natura ou por suplementos, exposição à luz solar e exercícios adequados a cada pessoa podem ajudar a prevenir ou retardar a progressão da osteoporose. Quando a doença já está instalada, pode ser feito um tratamento medicamentoso.
Dentre os tratamentos mais comuns estão aqueles que diminuem a taxa de reabsorção óssea, fazendo com que a formação do osso seja maior do que sua destruição.
Esse tratamento pode ser feito com comprimidos tomados diariamente, semanalmente, mensalmente ou através de uma única aplicação anual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário